- O que é um Implante Ortodôntico ou Mini Implante?
A composição de um implante ortodôntico ou também conhecido como Mini Implante, é a mesma do implante dentário, apenas com uma principal modificação: o tamanho. Como o próprio nome diz, o mini-implante é um implante de diâmetro reduzido, comparado com o diâmetro do implante dentário. Portanto, não é utilizado para suportar os dentes. Tem a função de auxiliar no tratamento ortodôntico. Este pode ser introduzido durante o processo de tratamento ortodôntico de acordo com a necessidade.
- O que é Ancoragem Ortodôntica?
Durante um tratamento ortodôntico são realizadas centenas de pequenos movimentos. Um dentista conhecedor dos princípios de física e de mecânica terá condições de saber controlar os movimentos desejados e indesejados utilizando um princípio ortodôntico conhecido como ancoragem, que consiste basicamente em utilizar um grupo de dentes como apoio para movimentar um dente ou um menor grupo de dentes, fazendo com que as reações às aplicações de força sejam minimizadas. Até recentemente existiam poucas alternativas para apoio que não fosse os próprios dentes. Uma delas é o aparelho extra-oral, conhecido como “freio de burro”. Nem sempre o paciente aceita esta alternativa.
- Como surgiram os mini implantes?
Os mini implantes aparecem então como uma excelente alternativa temporária de ancoragem / apoio. Esses são rosqueados sem qualquer incômodo na maxila ou mandíbula do paciente e podem ser utilizados como apoio, facilitando o trabalho do ortodontista. Por serem temporários, não se integram aos ossos, como é o caso dos implantes dentários, e podem ser substituídos ou removidos a qualquer momento sem nenhum desconforto.
- Qual a duração dos mini implantes?
Por ser transitória e absolutamente confortável, a maioria das pessoas aceita muito bem a idéia de instalá-los como opção no tratamento ortodôntico a fim de acelerar o processo. O tempo de permanência dos mini implantes vai depender exclusivamente da necessidade do mesmo em servir como ancoragem no processo do tratamento ortodôntico. Após a sua utilização que pode ser em média de 06 a 09 meses, realiza-se a sua remoção com a mesma simplicidade de sua instalação. Notar no detalhe da fotografia (circulado a imagem do mini implante) o dispositivo que servirá como apoio no processo de movimentação dentária para fechamento do espaço do dente posterior.
- Qual a anestesia utilizada?
O procedimento cirúrgico para instalação do mini implante é bastante simples e não envolve um período de afastamento no pós-operatório. O tempo médio desta cirurgia é de cerca de 10 minutos, bem diferente do tempo para a cirurgia dos implantes convencionais. A anestesia é bem superficial em função deste tempo cirúrgico ser muito rápido.
- É necessário esperar a integração óssea dos mini implantes?
Não. Logo após a cirurgia de instalação dos implantes ortodônticos, cerca de duas semanas, o processo de cicatrização já está concluído e liberado para a ação das forças ortodônticas. Não há a chamada osseointegração como nos implantes convencionais que irão suportar as coroas (próteses) dentárias. Portanto, após a sua utilização ele também é facilmente removido pelo mesmo princípio da não existência da osseointegração.