Este livro teve a história de seu nascimento através do convite feito pelo amigo Sérgio Machado Guimarães, através do Conselho Regional de Odontologia, para que fosse ministrada uma palestra voltada para o dentista clínico geral em um programa que, naquela época estava sendo gerado, para proporcionar aos dentistas um mecanismo de atualização e aprimoramento técnico e científico. Isto se deu no início do ano de 1995. O assunto em questão era falar sobre um tema bastante necessário e solicitado pelos dentistas: EMERGÊNCIAS ODONTOLÓGICAS.
A partir daí, iniciei minha pesquisa sobre o material necessário para montar esta apresentação. Tive dificuldade, pois não existiam referências para eu me basear na preparação da palestra. Após um período, a palestra estava montada e eu iniciei minha jornada pelo interior do Estado de Minas Gerais, ministrando diversas aulas nas mais diferentes cidades. Eram aulas de 08 horas de duração, as quais eram apresentadas em um único dia (manhã e tarde).
Durante estas apresentações eu ouvia dos colegas solicitações acerca de um material que eles pudessem procurar para a leitura daquele assunto. Foram tantas solicitações que em um determinado dia, surgiu a ideia de transportar todo aquele arsenal contido na aula para o papel e transformá-lo em uma apostila. Aquilo que parecia simples consumiu aproximadamente 04 anos; decorridos daquele dia até o dia do lançamento do livro, ocorrido em Setembro do ano de 2000.
Minha surpresa e espanto, cercado de alegria e satisfação é que este livro foi o PRIMEIRO LIVRO NO BRASIL publicado em língua portuguesa, de autor brasileiro com este tema e título. É um fato inédito que deixou uma marca muito interessante, pois a partir deste lançamento parece que outros autores atentaram para esta situação e começaram a publicar outros trabalhos com este mesmo assunto nos anos seguintes. Ou seja, fiquei muito feliz em ter sido o precursor no Brasil deste assunto.
Agradeço a Deus e a todos que de forma direta ou indireta contribuíram para a realização deste sonho. É como diz o ditado: “para se tornar um verdadeiro homem, você deve ter um filho, plantar uma árvore e publicar um livro”. Posso dizer que me considero realizado por ter cumprido estas três tarefas.