APRESENTAÇÃO DA OBRA
Toda construção requer trabalho e planejamento. Em qualquer área do conhecimento é possível perceber que o sucesso surge quando ocorre dedicação, empenho, força de vontade e determinação na busca de seus objetivos. Os obstáculos sempre existirão e serão eles que irão nos motivar e incentivar a continuar perseguindo a concretização do sonho.
Ter objetivos e metas claras são os principais dispositivos para quem deseja obter seus resultados. É o que chamamos de determinação, a qual é a certeza íntima de direcionamento. Aquele que é determinado possui uma vontade incomensurável de atingir seus objetivos e obtém sua motivação dessa fonte inesgotável de energia. Determinação não é esperança ou vontade desejosa. Esperança é uma vontade fraca, uma vontade passiva de quem apenas espera, mas não age em prol do que quer. Considerar que sua meta baseia-se em ser feliz ou ser um sucesso não representa determinação de fato. Não ter metas e objetivos estabelecidos poderá contribuir para uma incerteza de realização daquele trabalho. Portanto, para ser determinado é necessário definir metas muito objetivas e claras de forma que elas possam ser explicadas em detalhes e mensuradas, de preferência, quantitativamente. Depois das metas vem a força interior e a certeza de que aquilo se deseja será alcançado. Essas duas coisas juntas formam a determinação. Metas sem força e certeza jamais são concretizadas; força sem metas é apenas intenção, esperança.
E foi baseado nestes princípios que há exatos 18 anos finalizei minha primeira obra científica, intitulada: “Emergências Odontológicas”. Naquele momento minha satisfação foi enorme pois, tinha conciliado dois grandes prazeres pessoais, o de desenvolver minha carreira docente aliada com a elaboração de uma obra científica com uma proposta de abordagem de um tema de grande aplicação prática para o dentista clínico. Em meados do ano 2000, tive o prazer e a satisfação de ser o primeiro escritor brasileiro a publicar uma obra científica com este tema. Completei minha honra publicando dentro do local que originou a semente daquela ideia: Conselho Regional de Minas Gerais.
Os anos se passaram e eu recebi diversos convites para participar na elaboração de vários capítulos de livros de colegas da Odontologia e Medicina. Foram momentos muito gratificantes participar de obras de profissionais de tão grande reconhecimento no cenário nacional. E foi exatamente em um destes eventos em que participava que surgiu um convite para a construção desta obra. Além de receber o convite para ser um dos autores de capítulo do livro: Dermatologia Estética (Sandra Lyon – 2015), sendo o único dentista colaborador desta obra. Também tive a honra de proferir minha palestra que marcou o lançamento do referido livro. E foi após minha apresentação naquele evento que a ideia e proposta do nosso livro assumiram sua identidade.
Parecia uma ideia difícil de concretizar, pois a proposta era, naquele momento, ousada. Decidi encarar a empreitada como mais um desafio em minha vida. Obviamente contei com a adesão de colegas de profissão qualificados, cada um em sua especialidade, com experiência e competência para caminhar comigo nessa jornada. Dessa forma, os convites aos colaboradores foram feitos e a aceitação foi um impulso a mais no ânimo deste projeto.
A tentativa de não me perder durante a caminhada provocava um desafio a mais, pois em projetos de tamanha envergadura os atalhos podem, muitas vezes, desconfigurar a ideia original. Sendo assim, os principais temas da odontologia foram escolhidos e distribuídos para os nossos colaboradores, após a aceitação dos convites realizados. A semente estava lançada em solo fértil, bastava aguardar os resultados do tempo e dos esforços de cada membro desta rede.
A cada chegada de material enviado pelos colaboradores, mais o projeto se mostrava estruturado. A qualidade dos materiais dos colegas confirmava o compromisso de todos com a excelência deste trabalho. A ideia inicial estava sendo confirmada, que era de fazer uma obra que não ficasse entediante e prolixa com longos textos informativos e complexos, mas também nem tão superficial de conhecimento apenas com ilustrações. Gostaria que fosse um pouco de cada extremo ficando no ponto de equilíbrio. Diante da iminente finalização, acredito que conseguimos dosar esta medida da forma adequada. Posso considerar, sem qualquer dúvida, que todo o conhecimento de cada autor e co-autores de cada capítulo estará sendo amplamente expressado através das imagens clínicas e das informações textuais cientificamente balizadas.
Paralelamente aos fatos científicos, desde então, muitas turbulências surgiram no cenário político e econômico do nosso país. Isto, é claro, trouxe inúmeras conseqüências para a elaboração e concretização deste projeto. E, quando tudo parecia caminhar para interrupção e/ou paralização dos nossos trabalhos, novamente a determinação ressurgiu e mostrou que sem ela não conseguimos conquistar nossos objetivos. Pois precisamos sempre entender que a vida não é feita de pessoas de sucesso ou pessoas fracassadas, mas sim de pessoas que lutam para que seus sonhos se tornem realidade.
Casos Clínicos em Odontologia é constituído de 22 capítulos que envolvem as principais especialidades odontológicas. Durante a escolha dos temas e dos autores, houve sempre uma grande preocupação em abordar assuntos de interesse atual com enfoque na aplicabilidade clínica de cada área de trabalho. Assuntos atuais com enfoque clínico apresentando com detalhes as etapas de cada caso e ainda com sinergia e interação entre os capítulos e temas, sem deixar a completa autonomia da opinião e da experiência clínica de cada colaborador.
Este livro é dedicado à Odontologia, sobretudo aos colegas que trabalham com a difícil tarefa de buscar a excelência a cada novo trabalho e atendimento. Ele é constituído de um material simples e de fácil compreensão. Não tem a intenção de conter todas as possíveis situações que um cirurgião dentista irá enfrentar em sua vida clínica, mas sim aquelas de maior freqüência e prevalência na rotina odontológica.
Finalizando, essa obra se propõe à informação e consulta, por isso procura incluir a experiência de vários profissionais com suas técnicas de tratamento e resultados atingidos. Entretanto, mantendo-me fiel a proposta original, a qual sempre foi proporcionar total autonomia aos autores, essa obra poderá, em algum momento, apresentar outras técnicas e resultados de profissionais, mesmo que sejam controversas aos outros colaboradores. Dessa forma, o planejamento do livro, não previa uniformidade na maneira dos diferentes autores tratarem seus textos. E, quando o controverso ocorrer, caberá ao nosso leitor apreciar, avaliar e considerar sua melhor escolha.
Espero, juntamente com cada participante deste livro, que possamos termos contribuído para a nossa classe profissional, por meio desta parcela de conhecimento que está sendo compartilhada com nossos colegas e leitores.
Tenham todos uma ótima leitura.
Ronaldo Rettore Júnior