Quais as vantagens do Enxerto Ósseo Autógeno?
Dentre os 03 modelos disponíveis, cada um deles apresenta vantagens e desvantagens. Entretanto, baseando-se em revisão da literatura recente, as pesquisas são unânimes em afirmar que o osso autógeno é considerado “Padrão Ouro”, não sendo superado por nenhum outro tipo de biomaterial (material usado no organismo). Dessa forma, apesar de apresentar como única desvantagem a necessidade de se ter outra área cirúrgica, chamada de área doadora, o osso autógeno é o melhor material de escolha para recomposição das perdas ósseas alveolares, principalmente se a intenção é preparar o leito para recebimento de implantes dentários.
Qual a anestesia para a cirurgia de Enxerto Ósseo?
Por acreditar que a melhor estratégia para recomposição óssea seja o osso autógeno, a cirurgia envolve duas áreas operatórias: uma área receptora e uma área doadora. Dessa forma, quando a quantidade de reposição óssea sugere a escolha por uma área doadora intra-bucal, a orientação é para realizar este procedimento sob anestesia local associada a sedação endovenosa (Leia mais em Sedação).
Esta modalidade apresenta um conforto para o paciente e ausência completa de sensação de dor. Caso a escolha seja por uma área doadora extra-bucal, a cirurgia será realizada em ambiente hospitalar, sob anestesia geral. Em casos especiais, poderá ser utilizada apenas a anestesia local, a qual tem total capacidade de evitar a sensação dolorosa.
Qualquer pessoa pode se submeter à cirurgia de Enxerto Ósseo? Como todo procedimento cirúrgico, é necessário que o cirurgião faça uma pesquisa completa acerca do estado geral de saúde do paciente candidato a se submeter à cirurgia de enxerto ósseo. Ele deve apresentar boa saúde, passar por uma revisão dos exames laboratoriais e avaliação de risco cirúrgico (realizado pelo cardiologista). Além da revisão da saúde geral, será importante avaliar a saúde bucal.
A recomposição óssea alveolar através da cirurgia de enxerto ósseo somente deverá ser realizada nos casos em que houver ausência de cáries, dentes fraturados, inflamações ou infecções gengivais. Ou seja, o paciente tem que estar em boas condições de saúde geral e saúde bucal.
Existe limite de idade para esta cirurgia?
Há limite mínimo. Não há limite máximo. Ou seja a idade avançada não é contra-indicação para a cirurgia do enxerto ósseo. Tendo uma boa saúde, o paciente poderá se submeter a esta cirurgia. Entretanto, a cirurgia não deverá ser realizada em crianças em fase de crescimento, pois poderá alterar o padrão de desenvolvimento ósseo. Geralmente a idade mínima para as mulheres é de 17 anos e para os homens é de 18 anos.
Existe rejeição na cirurgia do Enxerto Ósseo?
Decidindo-se por uma modalidade cirúrgica utilizando o osso autógeno (do próprio paciente) a chance é mínima, pois não há reação imunológica por se tratar do mesmo organismo. Entretanto, poderá haver perda do enxerto por processos inflamatórios ou infecciosos. Para minimizar a ocorrência de insucesso, escolha bem o profissional, obtenha o máximo de informações antes da cirurgia, siga as orientações do cirurgião e mantenha um acompanhamento durante todo o processo de cicatrização (em torno de 06 meses).